Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Ciclismo: Calendários do Minho para 2017

por JORNALdeFAFE, em 27.12.16

No ano de 2017, a Associação de Ciclismo do Minho promoverá mais de 40 provas das diversas vertentes de ciclismo, às quais acrescem cerca de meia centena de atividades de “Ciclismo para Todos” (BTT e Ciclismo de Estrada).

O regresso do Grande Prémio do Minho para a categoria de juniores, a organização de seis provas da Taça de Portugal (Ciclocrosse, Maratonas, Cross Country e de ciclismo de estrada para Cadetes, Juniores e paraciclismo) e um Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo são algumas novidades do calendário desportivo da Associação de Ciclismo do Minho (ACM) para a época de 2017.

ACM03_BTT_XCO.JPG

 

A Associação de Ciclismo do Minho (Instituição de Utilidade Pública e abrangida pelo Estatuto do Mecenato) é a maior associação regional de ciclismo do País em termos de praticantes (competição e lazer), clubes e atletas, representando nos distritos de Braga e Viana do Castelo a Federação Portuguesa de Ciclismo.

Além dos Campeonatos do Minho de BTT (Cross Country, Down Hill e Maratonas) e da Taça do Minho de Ciclismo de Estrada e de BTT Cross Country, os calendários de Ciclismo para Todos (cicloturismo - btt e estrada) também surgem com novidades. A ACM dedicará também especial atenção em 2017 à preparação dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo Universitário de 2018, à criação do Centro de BTT de Souto Santa Maria (Guimarães) e a temas como o dirigismo desportivo voluntário, combate ao doping, policiamento de atividades desportivas na via pública, arbitragem, formação, promoção da utilização da bicicleta como opção de prática desportiva e de mobilidade sustentável e ainda a promoção, implementação e homologação de percursos cicláveis e centros de BTT.

Os principais palcos das atividades de 2017 serão os concelhos de Amares, Arcos de Valdevez, Barcelos, Braga, Fafe, Felgueiras, Guimarães, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte de Lima, Póvoa de Lanhoso, Viana do Castelo, Vila Nova de Famalicão e as localidades de Armil e Golães (Fafe), Creixomil (Barcelos), Padim da Graça e Palmeira (Braga), Pousada de Saramagos e Avidos (Vila Nova de Famalicão), Rendufe (Amares), Roriz e Fragoso (Barcelos), Santa Marta de Portuzelo e Vila Franca (Viana do Castelo), Sendim (Felgueiras), Souto Santa Maria, Mesão Frio, Gondar, São Torcato e Penha (Guimarães).

A época desportiva arrancará no dia 22 de janeiro, em Melgaço, com a realização da última e decisiva prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse que também atribuirá os títulos de Campeões do Minho desta vertente do ciclismo.

Com créditos firmados no panorama nacional do BTT, o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros, o Campeonato do Minho BTT XCM - Raiz Carisma e o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision assumirão em 2017 figurino idêntico aos anos anteriores, com a realização de 21 competições. O calendário de XCO, destinado a todas as categorias e incluindo a “Taça do Minho” para os escalões mais jovens, integrará dez provas, o calendário de DHI contemplará seis e o de Maratonas cinco.

Com ligeiras novidades em termos regulamentares, nomeadamente, quanto às formas de pontuação, o Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros começará com a realização do 5º BTT XCO de Fragoso (26 de fevereiro), disputando-se de seguida o 1º BTT XCO Tesouros do Ave (Póvoa de Lanhoso, 26 de março). Em abril o Minho acolherá uma etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO Vila Franca - Viana do Castelo, 9 de abril) prosseguindo o Campeonato do Minho com o 3º BTT XCO de Melgaço (23 de abril) e o 6º BTT XCO Paredes Coura (30 de abril).

No dia 6 de maio será a vez do 20º BTT XCO CNE - Gondar Jovem, integrando ainda o calendário do Campeonato do Minho de BTT XCO - MAPFRE | Seguros as seguintes provas: 11º BTT XCO de Felgueiras (16 de julho), 6º BTT XCO OS Braguinhas - Troféu Manuel Ferreira (3 de setembro), 14º BTT XCO de Creixomil (10 de setembro), 19º BTT XCO ACRAP (24 de setembro) e o 3º BTT XCO de Souto Santa Maria (15 de outubro).

 

O Campeonato do Minho BTT XCM - Raiz Carisma começará com o 8º Raid do Facho BTT - Maratona XCM (19 de fevereiro), seguindo-se a 4º Maratona Limiana (5 de março) e a 2º Maratona BTT Vila de Melgaço (19 de março), esta última pontuável para a Taça de Portugal. Para o dia 4 junho está agendada a 3ª Maratona BTT Paredes de Coura, disputando-se a última prova desta vertente no dia 8 de outubro com a realização da 4ª Maratona BTT Berço do Alvarinho.

A competição de Down Hill, o Campeonato do Minho de BTT DHI – Cision, inicia-se em Armil no dia 12 de março com a disputa do 16º BTT DHI Freguesia de Armil – Fafe, prosseguindo a competição com o 4º BTT DHI Vila de São Torcato – Guimarães (14 de maio), 3º BTT DHI Moto Galos (18 de junho), 18º BTT DHI ACRAP (9 de julho), 8º BTT DHI da Penha (17 de setembro) e o 5º BTT DHI de Sendim (1 de outubro). Para o dia 2 de julho está agendado o 2º BTT DHU Paredes de Coura.

O calendário de ciclismo de estrada, para todos os escalões etários, arrancará a 11 de março, em Fafe, com um Prémio para o escalão de juniores, prova de Abertura - Zona A pontuável para a Taça do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã. No dia 25 de abril, em Barcelos, será disputado o 15º Prémio ACR de Roriz pelos escalões de escolas, cadetes e juniores, estando o dia 29 de abril reservado para o 1º Grande Prémio Manuel Abreu – RSBikes (cadetes e juniores).

Em maio serão organizadas provas da Taça de Portugal de Cadetes (Prémio Junta de Freguesia de Golães - Troféu José Martins no dia 6 de maio) de juniores (15º Circuito de Palmeira - Prémio Peixoto Alves no dia 21 de maio) e o Encontro Regional de Escolas de Ciclismo / 20º Prémio Viana do Castelo Fica no Coração (28 de maio) que também integra a Taça de Portugal de Paraciclismo.

O 29º Circuito de Avidos está agendado para o dia 10 de junho, realizando-se também nesse mês o 61º Circuito de Santo António - Amares (dia 11) e o 10º Troféu Carlos Carvalho (dia 17).

Em Julho, antes do Grande Prémio do Minho, a ACM organizará o Prémio Festas da Cidade de Fafe no dia 8, para as categorias de cadetes e juniores. Em 2017, o Grande Prémio do Minho assumirá um modelo organizativo que se afigura mais adequado à realidade da ACM, dos seus clubes e atletas, destinando-se à categoria de juniores. A competição por etapas decorrerá de 28 a 30 de julho, estando confirmado que a o final será em Melgaço.

O 16º Prémio de Ciclismo de Rendufe dará continuidade ao calendário de ciclismo de estrada no dia 12 de agosto, enquanto o 32º Prémio Cidade de Barcelos e o 42º Circuito de Santa Marta de Portuzelo estão marcados, respetivamente, para 13 e 15 de agosto.

Para Setembro está previsto o Prémio “Fafe - Sala de Visitas do Minho” (dia 9) e o Prémio Junta de Freguesia de Mesão Frio (23 de setembro).

 

O “Ciclismo para Todos”, nas vertentes de estrada/cicloturismo e de BTT, continuará a merecer em 2017 a atenção da Associação de Ciclismo do Minho, estando prevista a realização de cerca de meia centena de atividades.

A 9ª edição do Passeio de Bicicleta Dia Um de Portugal – a grande festa do ciclismo de lazer do Minho – será realizada como habitualmente em Guimarães no dia 24 de junho, destacando-se ainda no calendário de lazer o Passeio de Bicicleta da Família (14 de maio), o Passeio de Bicicleta "Guimarães à noite", o 3º José Mendes Bike Day e o VIII Bike Tour Tiago Machado, estes últimos em datas a indicar.

Em 2017 a Associação de Ciclismo do Minho admite a realização de mais provas de ciclismo de estrada e de BTT, assim como de atividades de cicloturismo, continuando a promover e/ou colaborar na organização de atividades desportivas e exibições das várias vertentes do ciclismo.

A Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2017 será realizada no dia 25 de novembro, em local a indicar.

 

Oficialização de eventos de ciclismo (lazer e competição)

 

No âmbito de ciclismo de lazer e das “provas abertas”, a ACM continuará a apostar na legalização de provas consideradas “clandestinas” considerando que, nos termos da legislação, os eventos desportivos competitivos e os que assumem natureza de manifestações desportivas de carácter lúdico devem ser oficializados pela respetiva federação.

As "provas abertas" diferenciam-se das de carácter lúdico quando nesses eventos seja estabelecida uma classificação entre os participantes (com ou sem atribuição de tempos) e/ou atribuídos prémios, pecuniários ou de qualquer outra espécie, segundo um critério baseado na ordem de chegada, no tempo despendido ou na distância percorrida.

A ACM representa nos distritos de Braga e Viana do Castelo a Federação Portuguesa de Ciclismo (única entidade detentora do Estatuto de Utilidade Pública Desportiva), competindo-lhe, nos termos da legislação, regular, organizar e fiscalizar a realização de eventos desportivos da respetiva modalidade, exercendo, em exclusivo, os poderes regulamentares, disciplinares e outros de natureza pública, estando assim incumbida de averiguar/fiscalizar se, em acontecimentos desportivos de ciclismo organizados por entidades independentes, se cumprem, entre outras, as regras de segurança mínimas e são respeitadas a verdade e a ética desportivas.

Nos termos da legislação, a competência de supervisão é aplicável não apenas aos eventos desportivos estritamente competitivos mas também aos que assumem natureza de manifestações desportivas de carácter lúdico.

De igual modo, em eventos realizados na via pública (no todo ou em parte) devem ser tidas em consideração as normas em vigor, entre as quais aquelas em que as federações desportivas devem emitir parecer sobre as atividades para efeitos, por exemplo, da emissão da autorização pelas autarquias.

As competências e poderes que, por força da lei e do estatuto de utilidade pública desportiva, assistem à FPC, impõem a esta instituição o dever, e não apenas o direito, de atuar em relação a eventos desportivos que não cumpram os normativos legais, tratando-se, portanto, do exercício dos poderes públicos que a lei reconhece às federações com estatuto de utilidade pública desportiva. Acresce que a entidade que promover eventos desportivos sem o cumprimento, entre outros, dos citados requisitos, incorre em sanções previstas na legislação.

Os organizadores de atividades de ciclismo (lazer e competição) nos distritos de Braga e Viana do Castelo deverão assim contatar a Associação de Ciclismo do Minho para proceder à oficialização das suas atividades (Rua Associação Artística Vimaranense, 600, Urb. Atouguia, Bl.A, 2ª fase-4800-174 Guimarães, Telefone: 253 416946, Telefax: 253 408839, Email:geral@acm.pt, Site: www.acm.pt).

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:33




Like box


Mais sobre mim

foto do autor




calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D







Blogs Portugal