Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Gabriela Sotto Mayor_.JPGDoutoramento de Gabriela Sotto Mayor, na UMinho, fez o retrato desta área na última década

  

A ilustração infantojuvenil em Portugal está em clara afirmação, graças à abundância de edições, de profissionais e, em particular, à qualidade dos trabalhos, que apostam na redução da componente verbal a favor da ilustração. Quem o diz é Gabriela Sotto Mayor, que acaba de se doutorar na Universidade do Minho com a tese “Ilustração de livros de Literatura Infantojuvenil em Portugal (2000-09): tipificação, tendências e padrões de recetividade do público-alvo”.

Gabriela Sotto Mayor analisou as 89 obras distinguidas na última década no Prémio Nacional de Ilustração (com o prémio máximo, menções especiais e recomendações). Em paralelo, levou as dez obras do prémio máximo a um grupo de crianças, para perceber o seu ponto de vista recetivo e crítico. Com ênfase na componente visual, as crianças identificaram sentimentos, questões anatómicas, cores e diversos modos de representação, por exemplo.

 

Este estudo, raro na área, concluiu que há uma diminuição do texto verbal a favor da ilustração, maior investimento em elementos paratextuais (“todas as partes do livro contam sempre algo”), a implicação do designer nas várias opções gráficas, concedendo-lhe o estatuto de autor, e a proliferação de edições de tipo livro-álbum. “Estas tendências traduzem o crescente estatuto da ilustração na literatura infantojuvenil e no panorama editorial”, salienta a cientista do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da UMinho. O jogo e a relação interdependente entre as linguagens verbal e visual ajudaram a elevar a condição da ilustração enquanto arte e comunicação, realça. “Se no passado o papel da imagem nos livros ilustrados era decorativo, hoje, à semelhança da linguagem oral e escrita, ganhou uma grande abrangência concetual e semântica”, continua.

 

Gabriela Sotto Mayor concluiu também, “com alguma surpresa”, que os autores continuam a preferir técnicas manuais mistas, com frequente recurso ao guache, à aguarela, ao acrílico e ao lápis de cor – e mesmo as técnicas digitais tendem a ser usadas para simular técnicas manuais mais tradicionais. Também curioso foi o debate gerado sobre personagens decaracterísticas físicas muito distintas, como cabeças grandes e mãos e pés pequenos, que dividiu os leitores. A investigadora considera a recente proliferação de autores “uma mais-valia” para dinamizar o setor. Em particular, destaca os trabalhos de Alain Corbel, André Letria, Bernardo Carvalho, Danuta Wojciechowska, Gémeo Luís, João Caetano, Madalena Matoso, Marta Torrão e Teresa Lima.

 

Nota biográfica

 

Gabriela Sotto Mayor nasceu no Porto há 38 anos e é ilustradora de literatura infantojuvenil. Fez o doutoramento em Estudos da Criança - Comunicação Visual e Expressão Plástica na UMinho, o mestrado em Práticas e Teorias do Desenho e a licenciatura em Artes Plásticas - Escultura, ambos pela Universidade do Porto. Ilustrou mais de vinte livros, participa em conferências em vários países e realiza ainda exposições e workshops para crianças e adultos. Centra a investigação na ilustração infantojuvenil, na receção leitora e na promoção de competências de literacia visual.

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:

publicado às 20:49



Like box


Mais sobre mim

foto do autor




calendário

Maio 2015

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D